Pular para o conteúdo principal

ENSAIO SOBRE “ARTHUR FLECK”



Desde que assisti ao filme “Joker” (Coringa – 2019) fiquei muito intrigado com a mensagem, tentando entender a metáfora utilizada, no intuito de conseguir fazer uma relação com a nossa realidade.

Creio que a leitura deste artigo somente aproveita àqueles que já viram o filme, porque não vou narrar ou descrever os fatos e cenas do longa-metragem, mas fazer uma reflexão sobre a metáfora e a realidade.

Somente para contextualizar, o filme trata da história de um cidadão comum de uma cidade grande e violenta, que é marginalizado e hostilizado a tal ponto, de forma tão desumana, que ele acaba se tornando um sociopata, tamanha sua revolta, passando então a praticar as mais atrozes maldades, sem se importar, ou seja, perdendo totalmente a empatia.

O mundo tem se tornado um lugar muito hostil por diversos motivos, tais como escassez de recursos naturais, excesso populacional, desrespeito ao meio ambiente, falta de crescimento econômico, aumento da pobreza, fatores que, entre outros, fazem aumentar a níveis insuportáveis a competitividade, o stress, sem falar nos problemas sociais mais graves como a falta de saúde, segurança, empregos, educação, dentre outros tantos, que não precisam ser elencados, uma vez que a ideia que se quer demonstrar está posta.

Alguns se sensibilizam com a história de Arthur e se revoltam, torcem por ele e vibram com a sua vingança. Outros, por outro lado, se indignam pelo fato de que as condutas que o personagem vem a tomar são severamente reprováveis. Não tenho a intenção de julgar as condutas ou entrar em qualquer mérito sobre o que é certo ou errado, portanto estes julgamentos não são de grande valia, mas apenas elementos contextualizadores.

Refletindo um pouco sobre o quadro é possível com a mínima abstração entender que o Coringa é caricato, não se trata de outra coisa senão de um exagero da sociedade. Todos os personagens do filme são “Coringas”, tal como muitos de nós, cidadãos de bem.

O que é um Coringa senão alguém que tem total ausência de empatia com os demais? Quando alguém acelera o carro para impedir alguém de conseguir alcançar uma saída numa via expressa, quando alguém deixa de ajudar uma idosa com dificuldades de atravessar a rua ou de ler um rótulo no supermercado, quando alguém para o carro numa vaga de deficientes, quando alguém alega hipossuficiência financeira para conseguir vantagem no vestibular, quando alguém some com um documento importante de um colega de trabalho, enfim, podem ser exemplificadas aqui milhares de condutas que identificam um Coringa da sociedade real. O que é pior se dá pelo fato de que estas condutas transformam outros tantos cidadãos de bem em Coringas também, com o tempo.

A metáfora é a falta de empatia provocada pela falta de empatia, numa relação cíclica e em cadeia, que torna a sociedade, dia após dia, um lugar cada vez mais repugnante. Independente da relação que o filme provoca em cada um, o importante é conseguir identificar que certas condutas, tais como as descritas no parágrafo anterior, devem ser interrompidas o quanto antes, ou o mundo ficará habitado completamente por sociopatas, que irão em seguida desaparecer por conta de sua própria torpeza.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Descarga Direta nas Importações de Mercadoria a Granel

Descarga Direta nas Importações de Mercadoria a Granel A Subsecretaria de Aduana e Relações Internacionais submeteu à apreciação a Consulta Pública nº 02, de 24 de abril de 2020, que diz respeito a proposta de alteração da Instrução Normativa RFB nº   1282, de 16 de julho de 2012, que dispõe sobre a descarga direta e o despacho aduaneiro de importação de mercadoria transportada a granel. Caso venham a ser efetivadas as modificações almejadas será possível permitir que o próprio importador de mercadoria a granel possa optar pela destinação de suas mercadorias, suprimindo-se a necessidade de manifestação dos concessionários ou permissionários de recintos alfandegados para autorização da descarga direta ou armazenamento em recintos não alfandegados. Dentre os motivos apresentados para as alterações destacou-se o fato de que a capacidade de armazenamento de mercadorias a granel em recintos alfandegados nos portos brasileiros é muito pequena em relação a quantidade de

ASPECTOS RELEVANTES DA ANÁLISE SOBRE PREÇOS DE TRANSFERÊNCIA NO BRASIL

    Desde 2018 o Brasil vem desenvolvendo juntamente com a OCDE o Projeto Preços de Transferência no Brasil, com o objetivo de identificar e avaliar os pontos fortes e pontos fracos da estrutura de preços de transferência no país, para que este possa ser definitivamente alinhado aos padrões internacionais determinados pelos três principais instrumentos da OCDE, que são a Recomendação do Conselho da OCDE de 1995, a Recomendação do Conselho de 2008 sobre a atribuição de lucros a estabelecimentos permanentes e a Recomendação de Preços de Transferência BEPS de 2016.   O estudo, trazido a público pela OCDE em 03 de agosto de 2020, foi desenvolvido em 03 etapas: 1) Análise preliminar do quadro jurídico e administrativo das regras de preços de transferência no Brasil; 2) Avaliação dos pontos fortes e fracos das regras de preços de transferência e práticas administrativas existentes; 3)   Opções para alinhamento com as normas de preços de transferência internacionalmente aceitas da OCDE

IMPACTOS DO COVID-19 NA ECONOMIA GLOBAL E NO COMÉRCIO EXTERIOR DOS ESTADOS DO PARANÁ, SANTA CATARINA E RIO GRANDE DO SUL

Os prejuízos causados pela pandemia do coronavírus à economia são muito preocupantes, principalmente no que diz respeito ao comércio internacional. De acordo com estudos divulgados pela Organização Mundial do Comércio [1] , haverá uma queda entre 13% e 32% na atividade econômica em 2020. O órgão internacional acrescentou ainda que não há como prever exatamente os prejuízos, eis que a situação não tem precedentes recentes, apesar de que os especialistas acreditam que o declínio da economia global deverá superar o ocorrido na crise financeira mundial de 2008 [2] . O comércio internacional havia desacelerado no ano de 2019, mesmo antes da pandemia se concretizar, por conta de algumas tensões, tais como a disputa comercial entre os Estados Unidos e a China, a questão do Brexit na União Européia, entre outras, como as tensões causadas pelo Irã, que afetaram diretamente o mercado de petróleo e a queda nas atividades comerc